A BYD está deixando de lado a bateria de lítio para focar na bateria de lâmina, que consegue oferecer mais segurança aos carros elétricos e 50% a mais de eficiência.
Devido à sua estrutura de bateria otimizada, a BYD afirmou que o uso de bateria de lâmina (Blade Battery) também é 50% maior se comparada aos produtos anteriores, com sua autonomia atingindo o mesmo nível das baterias de lítio ternárias. A bateria de lâmina para carros elétricos da empresa chinesa é produzida na unidade de baterias FinDreams da BYD, situada no distrito de Bishan, em Chonqing, na China.
BYD afirma que bateria de lâmina ocupa 60% do volume do pacote
A bateria de quase 1 metro de comprimento pode atingir tolerâncias de +/- 0,3 mm, e a velocidade e precisão da laminação de uma única peça possui eficiência de 0,3 s/peças. Essa forma de laminação vem do desenvolvimento independente da empresa chinesa de carros elétricos e suas tecnologias de ponta, que não podem ser copiadas.
Durante os testes de penetração de pregos, o novo componente não emitiu nenhuma fumaça ou fogo e sua temperatura de superfície atingiu no máximo 60 ºC.
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
- Fim das multas abusivas? Lei acaba com radares móveis e adota drones para ‘fiscalização clara’
- Desenvolvida na África, esta moto elétrica utiliza exclusivamente energia solar e impressiona ao alcançar 6.000 km de autonomia
- Stellantis surpreende com anúncio de demissões em massa: Crise no setor automotivo afeta Citroën, Fiat e Jeep, provocando turbulência no mercado global!
Nas mesmas condições, a bateria de lítio ultrapassou os 500 ºC e queimou de forma instantânea. Sendo assim, os carros elétricos equipados com a nova bateria de lâmina seriam muito menos suscetíveis a incêndios quando severamente danificados.
Por que a Tesla ainda não adquiriu a nova tecnologia?
Apesar de já testar a nova tecnologia, a Tesla ainda utiliza milhares de minúsculas células de bateria cilíndricas para montar sua bateria de lítio complexo. Isso porque quando a montadora lançou o Roadster, em 2008, as células de bateria de alta densidade de energia eram disponibilizadas apenas neste formato.
Apenas em 2016, as baterias de alta densidade começaram a ser disponibilizadas em formato pouch. O primeiro carro elétrico a utilizar a bateria de lâmina é o BYD Han, que já é comercializado no Brasil. A bateria de 65 kWh disponibiliza um alcance de 506 km ao veículo.
BYD Han é alternativa melhor que o Tesla Model S?
O BYD Han, que consegue ir de 0-100 km/h em apenas 3,9 segundos, possui uma bateria de lâmina sem cobalto que o ajuda a ser um ótimo carro elétrico e, até então, uma alternativa melhor que o Tesla Model S.
Entretanto, é importante destacar que o multibilionário da Tesla, Elon Musk, já está trabalhando em uma nova bateria a base de diamante e energia nuclear que pode durar muito mais que o próprio veículo.