MENU
Menu
Início BYD abandonará bateria de lítio ternária para produzir novos carros elétricos com tecnologia de lâmina (blade battery)

BYD abandonará bateria de lítio ternária para produzir novos carros elétricos com tecnologia de lâmina (blade battery)

28 de setembro de 2022 às 10:06
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
BYD abandonará bateria de lítio ternária para produzir novos carros elétricos com tecnologia de lâmina (blade battery)
Foto: BYD/ Divulgação

A BYD está deixando de lado a bateria de lítio para focar na bateria de lâmina, que consegue oferecer mais segurança aos carros elétricos e 50% a mais de eficiência.

Devido à sua estrutura de bateria otimizada, a BYD afirmou que o uso de bateria de lâmina (Blade Battery) também é 50% maior se comparada aos produtos anteriores, com sua autonomia atingindo o mesmo nível das baterias de lítio ternárias. A bateria de lâmina para carros elétricos da empresa chinesa é produzida na unidade de baterias FinDreams da BYD, situada no distrito de Bishan, em Chonqing, na China.

BYD afirma que bateria de lâmina ocupa 60% do volume do pacote

Apresentação Blade Battery BYD – YouTube

A bateria de quase 1 metro de comprimento pode atingir tolerâncias de +/- 0,3 mm, e a velocidade e precisão da laminação de uma única peça possui eficiência de 0,3 s/peças. Essa forma de laminação vem do desenvolvimento independente da empresa chinesa de carros elétricos e suas tecnologias de ponta, que não podem ser copiadas.

Artigos recomendados

Durante os testes de penetração de pregos, o novo componente não emitiu nenhuma fumaça ou fogo e sua temperatura de superfície atingiu no máximo 60 ºC.

Nas mesmas condições, a bateria de lítio ultrapassou os 500 ºC e queimou de forma instantânea. Sendo assim, os carros elétricos equipados com a nova bateria de lâmina seriam muito menos suscetíveis a incêndios quando severamente danificados.

Por que a Tesla ainda não adquiriu a nova tecnologia?

Apesar de já testar a nova tecnologia, a Tesla ainda utiliza milhares de minúsculas células de bateria cilíndricas para montar sua bateria de lítio complexo. Isso porque quando a montadora lançou o Roadster, em 2008, as células de bateria de alta densidade de energia eram disponibilizadas apenas neste formato.

Apenas em 2016, as baterias de alta densidade começaram a ser disponibilizadas em formato pouch. O primeiro carro elétrico a utilizar a bateria de lâmina é o BYD Han, que já é comercializado no Brasil. A bateria de 65 kWh disponibiliza um alcance de 506 km ao veículo.

BYD Han é alternativa melhor que o Tesla Model S?

O BYD Han, que consegue ir de 0-100 km/h em apenas 3,9 segundos, possui uma bateria de lâmina sem cobalto que o ajuda a ser um ótimo carro elétrico e, até então, uma alternativa melhor que o Tesla Model S.

Entretanto, é importante destacar que o multibilionário da Tesla, Elon Musk, já está trabalhando em uma nova bateria a base de diamante e energia nuclear que pode durar muito mais que o próprio veículo.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR